sábado, 12 de julho de 2008

13 de Julho - Dia Mundial do Rock





Tentar traçar a história do Rock é uma tarefa prazerosa, porém difícil. São muitos fatos importantes, músicos, discos, shows, acontecimentos que marcaram a história da música profundamente. Escolher o que citar e o que fica de fora é duro para quem é fã de tantas bandas e gostaria de ver todas elas comentadas. Mas hoje não vai dar, fica para a próxima, só gostaria de listar alguns gêneros do rock e algumas bandas que acho legal, como rockabilly (Elvis Presley), Progressivo (Pink Floyd, Genesis), Punk (Sex Pistols, Ramones), New Wave (B-52´s, Duran Duran, A-Ha, Cindy Lawper), Hard Rock (Guns and Roses, Queen, Bon Jovi), Grunge (Pearl Jam, Alice Chains, Nirvana) Rock Pop Nacional (Pitty, Legião Urbana, Ira!, Jota Quest, Charlie Brown).

No dia 13 de julho de 1985 aconteceu um dos maiores eventos de música de todos os tempos, o Live Aid. Os idealizadores do evento foram os músicos Bob Geldof e Midge Ure, que conseguiram mobilizar muitos astros da música em prol das vítimas da fome na Etiópia.

Grandes nomes do Rock se apresentaram no estádio de Wembley, em Londres, além de outros três palcos montados para o evento. Os outros palcos estavam na Filadélfia, nos Estados Unidos, em Sidnei na Austrália e em Moscou, na Rússia.

Entre tantos nomes que se apresentaram na Inglaterra, alguns se destacaram, como Queen, U2, Paul McCartney, David Bowie e The Who.

No palco dos Estados Unidos outros grandes artistas subiram ao palco, entre eles Judas Priest, Led Zeppelin com Phil Collins na bateria - que não tocavam juntos desde a morte de John Bonham em 1980 - e a formação original do Black Sabbath, que também não se reunia desde 1979 com a saída de Ozzy Osbourne e só voltou a tocar com essa formação em 1992.

Devido a importância desse evento, sua grandeza e o motivo para sua realização, o dia 13 de julho passou a ser considerado o "Dia Mundial do Rock".

Nenhum comentário: